Consultoria em CAE: Elementos Finitos, Geração de Malhas e Análise Estrutural

Desde 2007, a Thorus tem fornecido serviços de CAE para diversas áreas da indústria. Cada um dos especialistas da empresa possui mais de 15 anos de experiência em técnicas de elementos finitos aplicada a Mecânica Estrutural e análise de durabilidade. A Thorus Scisoft tem atuado junto a seus clientes tanto no desenvolvimento de novos produtos, detectando potenciais problemas e possibilidades de aumento de performance, quanto no diagnóstico e proposição de soluções de falhas observadas em campo. Para essas atividades, empregam-se um conjunto amplo de aplicativos já estabelecidos no mercado como Abaqus, Hypermesh e Radioss e ferramentas desenvolvidas internamente, como o Thorus Fatigo, específico para análise de durabilidade.

Alguns casos de aplicação da técnica de elementos finitos pela Thorus Scisoft são mostrados abaixo.

Simulação de ensaios estáticos e dinâmicos de componentes automotivos

Organizações de normatização e montadoras estabelecem ensaios físicos que devem ser utilizados para aprovação dos diversos componentes de sistemas automotivos. Para um mesmo componente, os mais diversos tipos de ensaios estáticos (esforços de montagem, acelerações de pico, cargas máximas, cargas médias) e dinâmicos (freqüência mínima aceitável, resistência a excitações harmônicas ou de perfil genérico, impacto). A Thorus Scisoft tem realizado a validação virtual de diversos tipos de componentes automotivos, convertendo a especificação de testes físicos em procedimentos de simulação CAE.

Geração de malhas para análises estruturais e termo-estruturais

Geração de malhas de elementos finitos de alta qualidade em geometrias complexas e sistemas. Esse tipo de serviço é solicitado por clientes que possuem recursos de CAE in-house mas contam com equipes pequenas de Engenharia e precisam manter em sigilo dados de materiais, parâmetros de execução de ensaios e procedimentos de desenvolvimento de produtos. Ao mesmo tempo, precisam de alta produtividade na apresentação de resultados. Seus analistas e engenheiros precisam estar focados em desenvolver melhores setups de simulação, analisar resultados e propor soluções ao invés de dedicar grande parte de seu tempo à geração de malhas de elementos finitos. Esses clientes têm se beneficiado da experiência, qualidade e produtividade dos serviços de geração de malha da Thorus Scisoft.

Ensaios virtuais da qualidade de produtos

Os procedimentos de teste e validação virtual podem e devem ser usados no desenvolvimento dos mais diversos tipos de produtos de consumo. Para cada tipo de produto existem normas de qualidade e segurança estabelecidades pelos órgãos de normatização que devem ser respeitadas para que a comercialização possa ser executada. Móveis, fogões, eletrodomésticos, eletrônicos e embalagens podem ser desenvolvidos, otimizados e validados com testes virtuais antes da construção de protótipos e execução de testes reais. Acelera-se o time-to-market, os custos de modificações de moldes são reduzidos (ou mesmo eliminados) e reduz-se a possibilidade de falhas durante a utilização dos produtos.

Análises estruturais de componentes mecânicos de material polimérico

Não é novidade o crescente uso de componentes mecânicos feitos de material polimérico em aplicações que envolvem responsabilidade estrutural. Menor custo, menor peso e maior liberdade de design estão entre as principais justificativas. Por outro lado, tais materiais introduzem mais desafios ao projeto estrutural dos componentes: possibilidade de grandes deslocamentos e deformações, rápida perda de resistência com o aumento da temperatura, fluência, propriedades de resistência à fadiga diferentes das observadas em materiais metálicos. A Thorus têm auxiliado seus clientes no desenvolvimento de diversos componentes desse tipo para a indústria automobilística nacional.

Análises estruturais de rodas automotivas de liga leve

Rodas automotivas precisam respeitar diversos requisitos estruturais de durabilidade e resistência a impacto. Órgãos de normatização e montadoras estabelecem ensaios físicos que devem ser utilizados para aprovação desses componentes. A Thorus Scisoft realiza a validação virtual de rodas automotivas de acordo com as normas exigidas, acelerando o time-to-market, reduzindo os custos de modificações de moldes e evitando falhas em campo de componentes críticos para segurança.