Consultoria em CAE: Lanternas Automotivas

O projeto térmico de lanternas automotivas é uma tarefa bastante complexa e exigente do ponto de vista da Simulação para Engenharia (CAE), pois requer a combinação de mais de uma técnica de modelagem: a fluidodinâmica (através da tecnologia CFD – Computational Fluid Dynamics) e a transferência de calor (através da modelagem CHT – Conjugated Heat Transfer).

Os fenômenos físicos envolvidos em simulações desse tipo englobam os três principais tipos de mecanismos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. A convergência de soluções numéricas de problemas envolvendo todos esses mecanismos acoplados ao escoamento de fluidos exige o domínio completo da tecnologia CFD além de destreza e habilidade em técnicas de discretização e modelagem CHT.

Projetos bem sucedidos de lanternas automotivas oferecem soluções de baixo custo, com o mínimo de espessura das paredes plásticas da lanterna, ao mesmo tempo em que preservam a integridade física do componente suportando as altas potências dissipadas pelas lâmpadas empregadas atualmente.

A Thorus Scisoft combina excelência técnica com as mais sofisticadas ferramentas de simulação oferecendo resultados efetivos para a indústria de lanternas automotivas brasileira. Ao menos duas grandes montadoras de veículos instaladas no Brasil tiveram seus veículos equipados com lanternas cujo projeto térmico foi desenvolvido pela Thorus Scisoft.